sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SIMON-A Suspensão Eletrônica

da Cannondale


Após 5 anos de desenvolvimento a Cannondale apresentou sua aposta para o mercado de MTB. SIMON, como foi batizado, é um sistema computadorizado de controle de amortecimento. O sistema foi concebido para a LEFTY, suspensão de “uma perna só” que se tornou uma das principais marcas da empresa.

 

Do ponto de vista mecânico, o SIMON é bastante simples: um pistão e uma única válvula em forma de orifício por onde o óleo passa tanto quando é puxado quanto quando é empurrado pelo pistão. As inovações começam a aparecer quando olhamos para o controle da passagem de óleo pela válvula. O fluxo de óleo é limitado por um pino que aumenta ou diminui a abertura dá válvula e que é controlado por um motor (que deve ter consumido muito dos cinco anos do projeto) ultra-rápido que pode variar a válvula de totalmente aberta para totalmente fechada em apenas seis milisegundos (para se ter uma idéia, um HD pode levar de 4,17 a 8,9 milisegundos para achar uma informação ), ou seja o SIMON é muito eficiente.

 

Trocando em miudos, o sistema faz com que a suspensão se ajuste às condições do terreno a cada dois milisegundos, em média. No ajuste inicial, é perguntado ao usuário seu peso, no que o software indica a calibragem exata da suspensão. Outra possibilidade muito legal é diminuir a altura da frente da bike durante uma subida. Não sei se funciona de fato mas parece muito interessante poder mudar a geometria da bike de acordo com a situação.

 

O SIMON ainda não é um produto, é apenas um projeto em fase avançada. A atual bateria tem autonomia máxima de oito horas, dependendo do peso do atleta e das condições da trilha. O conjunto ficou um pouco pesado para um equipamento de alta performance (cerca de 1,8 Kg), mas as possibilidades do projeto são muitas. Ainda não há data para lançamento e muito menos previsão de preço. O Dura Ace eletrônico pode servir de parâmetro nesse quesito, ou seja, quem quiser essa belezinha pode começar a refazer o orçamento da familia…

 

É um sistema extremamente caro e tecnológico para fazer BASICAMENTE, o mesmo trabalho do sistema BRAIN, da Specialized, o pessoal por lá deve estar se divertindo bastante com tudo isso. Piadas a parte, esse tipo de projeto tem tudo para ditar novas regras para o mercado de MTB, desde que consiga, é claro, aumentar a autonomia do sistema e ainda colocà-lo no mercado a preços praticáveis. Os desafios são muitos bem como as possibilidades.










SIMON





Bateria com apenas 8 horas de duração.




Programações Básicas.






Controle da Suspensão.






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Quadro com Grafismo de Circuito.

Fonte: MTB Brasil.

Um comentário:

  1. ola
    já conhecia esse tipo de suspensão, agora com a nova Simon vai ser ainda melhor :)

    sabiam que há um fórum da cannondale!!!
    Aqui está ele

    www.cannondalept.com Divirtam-se

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