terça-feira, 24 de novembro de 2009

Conserto de Corrente




A corrente é um componente que é submetido a grandes esforços. Ela é que transporta toda a energia do ciclista, empregada nos pedivelas, até as catracas traseiras. Com o passar do tempo, a corrente sofre um desgaste natural e se fragiliza.


Consertar uma corrente não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, desde que você tenha a chave própria para isso. Vale a pena investir em uma chave de corrente (foto) e levá-la sempre com você para a trilha ou para aquelas pedaladas de speed na estrada. Os preços variam entre R$ 15 (nacional) e R$ 57 (Park Tool, norte-americana) e você pode adquirí-la nas melhores bike shops.


Veja como é fácil se livrar dessa enrascada:

 




•Deite a bike com o lado da coroa pra cima.

•Identifique o elo ou os elos que se romperam.

•Coloque a corrente perfeitamente assentada no encaixe interno (foto).

•Gire a manivela até encostar o extrator no pino da corrente.

•Continue girando a manivela forçando o pino para sair. Conte mais ou menos 6, 6 voltas e meia. Não extraia totalmente o pino, deixe-o ainda preso na lateral do elo. Se o pino sair totalmente vai dar uma dorzinha de cabeça ao tentar fechar o elo. Mas nada é impossível para um McGiver como você.

•Após retirar o elo danificado, basta repetir a operação de forma inversa e fazer a emenda.

•Se o elo ficar preso devido ao amassamento da reinstalação do pino, segure a corrente na horizontal e faça movimentos laterais fortes com as mãos para soltá-lo.

•É melhor tomar o rumo de casa! Correntes não quebram em vão, se quebrou é sinal que já está gasta e portanto frágil, e pode quebrar de novo. Desista da trilha, do treino ou do passeio e vá para casa.

•Providencie a substituição da corrente com urgência.

•Sugestão: Quando adquirir sua chave de corrente peça ao vendedor ou ao mecânico para te explicar como utilizá-la corretamente. Para isso pratique em uma corrente velha. Na hora H você vai ter que saber!
  • É interessante também, ao levar a bike para revisão, pedir ao seu mecânico que verifique a folga da sua corrente, com uma ferrementa própria.
Fonte: Bike Magazine

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