segunda-feira, 23 de novembro de 2009

La Ruta de Los Conquistadores

2009

Aconteceu na última quarta-feira (11) o início da Rota dos Conquistadores 2009. A prova pioneira no mundo em maratonas de vários dias inspirou, entre outras, a Cape Epic, a Trasnrockies e a Transalp mas devido a administração fraudulenta, quase tem suas portas fechadas para o mundo. Um rombo de aproximadamente 235 milhões de colones ou R$ 700.000,00 tirou o sono dos donos do evento que estão ao mesmo tempo processando antigos funcionários e brigando com a Federação de Ciclismo da Costa Rica por uma outra pá de questões.
Em meio a toda essa turbulência mais de 200 atletas desembarcaram na Costa Rica para, em 4 dias, cruzar o país do Pacífico ao Atlântico numa das mais duras provas de MTB do mundo.
Até 2005, em 12 anos de história, apenas atletas costarriquenhos haviam vencido a prova. Naquele ano ninguém menos que Thomas Frischknecht levou o título mas ao final do primeiro dia disse “foi o dia de corrida mais duro da minha vida”. No ano seguinte Frischknecht foi “apenas” o décimo. Suas palavras antes da prova foram: Ao longo dos meses após La Ruta eu esqueci o quanto ela é dura… é a única explicação para eu estar aqui denovo. Tenho boas lembranças do ano passado mas tenho que confessar que estou um pouco assustado. Talvez por isso eu esteja aqui, porque é um desafio pessoal.
Em 2006 o colombiano Hector Paez Leon venceu e a prova ainda teve o Italiano Marzio Deho (5) e os americanos Tinker Juarez (6) e Adam Craig (7) comendo poeira dos locais Andrei Amador (2), Federico Ramirez (3) e Deiver Benavides (4).
2007 e 2008 foram dominados por Federico Ramirez. Ano passado tivemos a participação de Mario Roma que ficou em 15º e escreveu pra Bike Action, se não me engano.
É isso aí. Quem quiser sentir o gostinho da brincadeira pode se inscrever para um, dois ou três dias. Recebe kit mas não ganha medalha. As inscrições para 2010 já estão abertas.
Obs: O vencedor da Ruta 2009 foi o costariquenho Manny Prado.






































Fonte: MTB Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário