Templos do Mountain Bike
Offenburg
Pra quem curte MTB XC, dá uma olhada no Circuito do Mudial que aconteceu em Offenburg na Alemanha.
Como aqui no Brasil não temos muitas provas nestes moldes, quando nossos atletas vão competir lá fora, não conseguem bons resultados.Vejam o porque para depois não culparem os caras rs...
Todo esporte tem seus lugares míticos. No futebol, o maracanã, na f-1, as ruas de Mônaco, no ciclismo, o Alpe d’Huez.
No mountain bike esse lugar mítico atende pelo nome de Offenburg. Que numa tradução tosca, bem ao meu estilo, significa castelo aberto. Na verdade, o circuito fica na cidade de Rammersweier, a apenas 1 km do centro de Offenburg.
O circuito de 5.1 km é considerado o mais técnico e desafiador do calendário mundial e também o preferido dos atletas. Em três edições da Copa do Mundo, Absalon ganhou as três no masculino. Entre as mulheres, Kalentieva ganhou em 2007/2008 e a chinesa Chengyuan Ren venceu esse ano após largar na 54ª posição. O que, junto a vitória de Schurter em Camberra, foram, na minha opinião, os fatos mais marcantes da temporada 2009.
Alguns dos seus trechos mais técnicos e a que altura do circuito se encontram:
Dual Speed (km 1,1)
No início da descida a pista se divide em duas mas ambos os caminhos têm mais ou menos o mesmo tamanho e dificuldade parecida. No final da descida, os caminhos tornam-se apenas um.
Northshore (km 2,0)
Mais downhill, só que agora com muitas curvas sinuosas e no final um drop monstruoso que coloca duas opções para o mountain biker: ou desce com a barriga no selim ou capota até lá embaixo.
Worldclass Drop (km 2,4)
Três metros de “queda livre” que começam numa curva para a direita e terminam em outra para a esquerda.
Wolfsdrop (km 2,7)
É considerado o trecho mais difícil da pista. Drop + raízes em todas as direções = diversão do público.
Snake Pit (km 3,8)
Singletrack cheio de raízes de todas as formas e tamanhos imagináveis que obrigam os atletas a reduzirem muito a velocidade.
Mais fotos
Link do Video:
Fonte: Brasil MTB Blog.