terça-feira, 4 de setembro de 2012

Guerra das Rodas (26" x 29" x 27,5").

Á tempos a discussão entre bikes com rodas 26" ou 29" vem se tornando mais frequente. Agora também com o surgimento de mais um novo padrão    ( 27,5"), acabou deixando os bikers com mais dúvidas do que nunca.     Lendo uma matéria de maio de 2012 da Revista Bike Action, em que se compara as vantagens e desvantagens de cada padrão, o autor define a 27,5" como a melhor escolha, mas ressalta que cada atleta deve experimentar em qual padrão se adapta melhor ao seu estilo de pilotagem.A matéria abaixo, retirada do site da prova Brasil Ride, destaca a crescente preferência dos atletas da elite pela roda 29". E pra finalizar tem um vídeo da KHS (Ranking: 1°= 27,5", 2°= 26" e 3°= 29") comparando esses padrões. 
E aí, qual a sua roda favorita ?
Texto Brasil Ride:
Nos últimos dois anos, o debate 26" vs 29 "tem se intensificado entre aqueles que se preparam para enfrentar a Brasil Ride, com uma tendência inclinando acentuadamente em favor das 29ers '. Na corrida de 2011, 23% dos pilotos montou uma bicicleta 29 "rodas. Em 2012, o número subiu para 61%.
O senso comum e os resultados dos liders de todas categorias na edição 2011 comprovou que há uma vantagem superior para o ângulo de ataque das 29er uma melhor atração e uma rodagem maior, o que torna a 29ers numa formula perfeita para competidores e amadores interessados ​​em participar em grandes desafios como a Brasil Ride. Proporcionando uma vantagem seja subindo ou descendo e reduzindo a fadiga corporal é uma escolha óbvia para um evento tão longo e difícil como a Brasil Ride durante sete dias.
Mateus Ferraz da equipe RC Bikes, que foi primeiro lugar em 2011 em dupla com a Ivonne Kraft, foi claro sobre sua preferência em relação a 29er após a segunda e longa etapa com seus 143km e de grande exigência para os atletas, "Quando você tem de passar por todas as travessias de rios e você não sabe o que está debaixo da água, é mais seguro. Você só pedala, sem preocupação. " Ivonne Kraft que foi dupla com Mateus Ferraz pedalou de 26 "nas etapas da Copa do Mundo, estava em dúvida mas em 2011 definitivamente farei a Brasil Ride numa RC Bikes 29er" Para as maratonas, é definitivamente mais rápido. Em uma etapa épica, com as três famosas subidas para Rio de Contas, o piso com pedras e crateras é adequado as rodas maiores mantendo uma velocidade mais constante fazendo com que o ligeiro peso das rodas maiores seja compensado.
No início existia desvantagens. Inicialmente, antes de fabricantes de rodas darem mais atenção para o novo formato, havia a questão do peso. Mas atualmente fabricantes como Shimano, Ritchey e Continental investem muito em rodas e pneus pesando apenas algumas centenas de gramas extra sobre seus primos 26.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário