quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pedal no Inverno.

Estamos acostumados sempre á pedalar "á vontade" aqui no Brasil, graças ao nosso clima quase sempre amigável.Mas quando chega essa época do ano, muita gente até deixa de pedalar por não ter uma roupa adequada ou por não saber como usar as roupas que tem.
Encontrei uma matéria da Adriana Nascimento, atleta de renome no MTB brasileiro e que treina em Campos do Jordão, sua terra natal. Achei interessante os parâmetros que ela coloca na matéria. Confira as dicas para não perder seu pedal  sagrado nessa época do ano. Na sequência tem um vídeo de um pedal que rolou em Wales, na Grã Bretanha. Embora os gringos tenham roupas específicas para o clima frio, fica a mensagem: quem quer pedalar, sai com frio mesmo !!!

Matéria:
A primeira semana de maio ficou marcada por uma brusca queda de temperatura ambiente que judiou de quem precisa pedalar muito cedo. O comentário geral naquela semana era: "Pensei que esta roupa seria adequada, mas estou com frio”.  E a maioria das pessoas que fizeram esse comentário tinha no armário roupas e acessórios específicos para essa situação. Faltava apenas um parâmetro de escolha relacionado à temperatura que ajudasse a determinar a camada de roupa adequada para pedalar sem passar frio -- ou mesmo calor excessivo depois da primeira subida.
Para o frio seco desse período de outono que já se parece com o inverno, costumo estabelecer quatro categorias de temperatura que tem funcionado bem como parâmetro de escolha sobre o que vestir no treino. 

Categoria 1-
 Temperaturas entre  18º C e 21º C: camisa segunda pele sem manga, camisa de ciclismo, colete corta vento, manguito de verão em tecido fino, bermuda de ciclismo,  luva de dedo longo e bandana (que cobre apenas a testa) de tecido fino por baixo do capacete.
Categoria 2 – Temperaturas entre 13º C e 17º C: camisa segunda pele (ainda sem manga), camisa de ciclismo, colete corta vento, manguito de inverno em tecido mais grosso, bermuda, pernito, luva de dedo longo e um gorro (que cobre toda a cabeça) de tecido fino por baixo do capacete.Categoria 3 – Temperaturas entre 10º C e 12º C: camisa segunda pele de manga longa em tecido tecnológico mais reforçado, camisa de ciclismo, colete ou jaqueta corta vento, bermuda, pernito, luva de dedo longo e cobertura em tecido com trama mais fechada, e gorro que proteja a orelha por baixo do capacete. 
Categoria 4 –
 Temperaturas abaixo de10º C: camisa segunda pele de manga longa em tecido tecnológico mais reforçado, camisa de ciclismo em tecido mais grosso, jaqueta corta vento, bermuda + pernito de inverno em tecido grosso (ou calça térmica), luva de dedo longo em tecido reforçado e cobertura corta vento, gorro quentinho que proteja a orelha ou balaclava por baixo do capacete, e cobertura em neoprene para a sapatilha.



Fonte: Blog Adriana Nascimento / Revista Go Outside.

Nenhum comentário:

Postar um comentário