domingo, 26 de agosto de 2012


Mountain Bike de Verdade em Sta Branca.

Sabe quando você tem uma coisa bem legal debaixo do seu nariz e você não percebe?
Pois é, foi essa sensação que tive depois do pedal de hoje. A história começa assim, eu encontrei no Facebook meu amigo Thiago, pedalamos juntos em Redenção semana passada, e ele me fez um convite para conhecer as trilhas de Sta Branca. Pra mim Sta Branca era só passagem para pedais para Guararema, Jambeiro e Salesópolis. Mas como a maioria de nós, eu desconhecia o potencial das trilhas daquela região. Fui convidado para o pedal da Subida da Capelinha, 50 Km. Fui super bem recebido pela galera de Sta Branca, que no meio do pedal foram me mostrando outras variáveis de caminhos pelas trilhas, um verdadeiro parque de diversões pra mountain biker nenhum botar defeito. Mas não imaginava que esses kms seriam como foram. Imaginem ter á 15 Km da sua casa  trilhas do nível da Serra da Mantiqueira, com o ponto mais alto em torno de 1000m, com belas paisagens, subidas e descidas técnicas, riozinhos no meio da trilha, cachoeira, muitos kms de single track de verdade (esqueça o single do Urbanova, Bom Jesus rs) e por aí vai. Confesso que fiquei surpreso com o “peso” do pedal, pois no sábado, como de costume, fiz meu pedal “solta pernas”, que esse fim de semana foi de 50K de speed. Mas essa reserva de pernas me fez falta em Sta Branca. Enfim, quando te convidarem pra pedalar por aquelas bandas, vá com as pernas em dia, o cartão de memória da câmera vazio e claro, leve uma “Bombarda” para espantar qualquer boiada que estiver no caminho rs,rs... 


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

6 Horas MTB 2012


domingo, 19 de agosto de 2012

Pedal Jambeiro-Redenção-Paraibuna-Jambeiro.

Isso mesmo,o nome desse pedal é comprido mesmo, mas o caminho nem tanto rs.
São 63 Km de pedal, mas que valem muito á pena. Um pedal com belas paisagens passando por uma região não muito conhecida, aliás acho que quem conhece não espalha muito ...
Saímos de Jambeiro rumo a Redenção da Serra. Essa parte do caminho é muito legal, passa por uma área de reflorestamento da VCP, com muita sombra um um belo rio margeando boa parte do caminho.
No começo sobe -desce básico, mas chegando próximo á Redenção tem uma serrinha puxada, que termina com um visual de tirar o folêgo, depois um downhill de primeira, terminando num barzinho simpático para terminar o primeiro terço do pedal. A segunda parte é a mais bacana, você pedala com a represa de Paraibuna do seu lado, como hoje o céu estava azul, imagina como ficou a água da represa ...
Depois do espetáculo, vem as pirambeiras sentido Paraibuna.Uma série de morros para ver se suas canelas estão em dia, mas nada assustador, mas esteja preparado.Já em Paraibuna, parada no segundo barzinho.
Lanche, guaraná, breja,enfim, já era quase meio dia então o jeito era se preparar porque o melhor ainda estava por vir.E veio, quase chegando em Jambeiro, entramos por um single track em uma área de reflorestamento.Subida de 3Km puxado em single track técnico, galhos e alguns buracos.Mas depois o single vira um downhill técnico no meio da mata ( lembrou "um pouco" o Big de Sto Antônio), muito legal !!!
Por fim chegamos a Jambeiro, com aquela sensação de que o domingo valeu á pena !!!
Se te convidarem para esse pedal, desmarque tudo e não perca tempo !!!

 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ciclista viaja 250 Km para enfrentar o ladrão de sua bicicleta.

Muito bom! O ciclista que teve a sua bike roubada fingiu estar interessado em comprar sua propria bike que havia sido roubada.O ladrão caiu na cilada e foi se encontrar com o ciclista em Seattle (EUA), 250km de distância de onde o roubo aconteceu. Quando o ladrão mostrou a bike o ciclista disse: “Essa é a minha bike e você a roubou”! Daí começou a perseguição:



Fonte: Pra quem pedala.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Você já comprou um terreno ?

Todo mundo que anda de MTB tem uma história pra contar sobre algum terreno que comprou por aí.
O fato é que, é mais provável que você leve aquele "capote" conforme for tendo mais confiança na sua técnica, equipamento ou se você conhece o caminho como á palma da sua mão.
Claro que ninguém sai para o pedal pensando em levar um tombaço.Mas tem como evitar um perrengue desses, ou minizar. Como ? Simples: preste atenção na trilha quando estiver descendo, ou pedalando  pra valer rs,rs... Parece óbvio, mas todo mundo que conheço que comprou aquele terreno fez alguma besteira: foi pra valeta, barranco, não viu a pedra no caminho, desceu a milhão em um lugar que não conhecia ou ainda quando um cachorro entra na frente da sua bike bem na descida ...
Enfim, achei um vídeo de um rola "épico" ( fiquei com mais dó da bike que do biker, mas tudo bem rs...).
 A questão deste vídeo é que citam a falha de um tal freio "Sram XX World Cup" traseiro. Veja o vídeo e tire suas conclusões, tinha como consertar a cag@#*& ??? No Facebook a galera criticou o biker. Mas no próprio vídeo é citado que a Sram estava fazendo um recal dos freios de determinada série.Só não vale amarelar depois de ver o vídeo rs,rs...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pedal Fazenda Harmonia/Mato Dentro/Varadouro.

Sábado véspera do Dia dos Pais, o jeito foi fazer um pedalzinho solo pelas redondezas.
Com alguns caminhos tão manjados pelo pessoal da região, chega uma hora que a gente tem que improvisar, então começa a combinar os caminhos conhecidos, ás vezes fazendo um caminho bem bacana.
O pedal começou pelo bairro Campo Grande, no começo do Bom Jesus ( Clássico MTB Jacareí), mas logo no começo vire para esquerda, indo sentido Fazenda Harmonia. Nesse trecho o caminho é bonito e muito arborizado, mas não se engane, a subida mais forte desse pedal está logo no começo, nos primeiros 5 Km de pedal.Subida íngrime e curta, mas técnica, principalmente quando tem cascalho e buracos. Na sequência uma descida técnica, mas com um visual muito legal.Depois chegando na estrada de terra principal, vale á pena seguir pela direita para ver o Rio Paraíba ainda limpinho, recém saído da Represa de Sta Branca.Voltando á esquerda, o pedal é por um "falso plano", que termina em uma subida em curva chegando á estrada Nilo Máximo, agora com asfalto novo e um acostamento descente.
Siga sentido Sta Branca e vire no trevo antes da Ponte do Rio Paraíba, sentido represa. Estrada de asfalto com visual legal.Vale á pena dar uma esticada até próximo ao rio, mas você vai fazer um treininho, pois tem uma subidinha na ida e volta. No retorno, entre no único acesso por terra nessa estrada, o bairro Mato Dentro, com um trecho de Mata Nativa, riozinho margeando a estrada de terra, daí você chega na "ferradura" do Varadouro, depois você já conhece ...   
Embora você provavelmente já conheça esse percurso, é um pedal que sempre legal, quando não se tem muito tempo e nem grana para um pedal mais Top.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tour of Utah.
Batizada de a corrida mais difícil dos Estados Unidos, o Tour of Utah está rolando e passando por lugares maravilhosos. A corrida já teve três etapas e ainda faltam trêsA corrida já começou fazendo jus ao seu apelido de “a mais difícil” dos Estados Unidos. Foram 5 montanhas “brabas” em um percurso de 211km.O vencedor do dia foi o ciclista da equipe local United Heath Care, Rory Sutherland. Ele sobreviveu bravamente as 5 montanhas, castigado por um calor intenso de 37 graus e venceu um duro sprint no final. Um belíssimo contra-relógio por equipes disputada no também belo autódromo Miller Motorsport Park. A Garmin-Sharp, equipe que tradicionalmente vai muito bem nesse tipo de prova venceu a etapa.Mais um dia com dura montanhas que reduziram o grande pelotão para um grupo de 60 ciclistas. No sprint final desse grupo, o ciclista da Rabobank Michael Matthews fez uma força impressionante e venceu a etapa.




Fonte: Pra quem pedala.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

BC Bike Race.


Mais uma Ultra Maratona de MTB pra marcar no calendário: BC Bike Race
Uma maratona de 7 dias que passa Victoria á Whistler na Columbia Britânica no Canadá.
Provas deste nível além de contarem com uma super infraestrutura para os atletas, possuem
um visual incrível !!! Uma prova dos sonhos para qualquer Mountain Biker !!!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Novas Mountain Bikes  Trek.
A Trek hoje lançou os vídeos duas novas Mountain Bikes para 2013. A Fuel EX, aro 26, full suspension e a novíssima Stache 29er Hard Tail.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pedal para Jambeiro (Estrada).

Essa semana não foi fácil.Hoje estou moído, mas amanhã tem o "tradicional", pelo menos pra mim, Pedal de Jambeiro de Speed pela Carvalho.Ambos os pedais (MTB via Varadouro/Tamoios) ou de Speed são desafiadores.De MTB a distância ida e volta é de 88 Km, treinão para provas de Maratona como o Big Biker.Relevo puxado, quilometragem alta, paisagem show.
Mas de Speed pela estrada, não é menos desafiador.São aproximadamente 110 km, com uma Serra curta, mas desafiadora, principalmente quando você só tem 18 marchas pesadas e poucos recursos de conforto como bar ends, suspensão etc á sua disposição, porque Speed também soca !!!.Se você é aquele Mountain Biker "purista", odeia Speed e caras de pernas raspadas, deve pensar como uns masoquistas sobem uma Serra de cassete 11/28 e volante 50/34 ( eu sou café com leite em speed, tem cara com 12/25 atrás e 53/39 na frente !!! ). Qual é a graça desse sofrimento todo, pergunta um mountain biker desavisado ?
Um pedal diferente, ganho de condicionamento, você não para de pedalar nenhum minuto em todo o caminho, e com marchas mais pesadas do que em MTB. Mas tudo bem, se você odeia speed, não estou aqui para te convencer do contrário, mas que é legal também, isso é rs,rs...
Segue um vídeo de uma prova em Vermont nos EUA, a Gentleman's Race, lá como na Europa, a cultura de bike é muito evoluída,provavelmente você vai achar estranho alguns lugares que os speedeiros passam, mas os gringos são "sangue no zoio". Acho que ás vezes falta um pouco disso em nós (não só bikers, como brasileiros, mas isso é outra história ....)