Uma dúvida frequente entre ciclistas e mountain bikers é a pressão correta a usar nos pneus.
A pressão correta não é um número fixo,imutável. A calibragem depende muito de alguns fatores que devem ser levados em consideração.
Em geral os pneus de speed são calibrados entre 80 libras psi e 130 libras. Pneus tubulares podem chegar até 160 libras psi.
No caso das mountain bikes, a calibragem pode variar de 30 a 60 libras psi, dependendo de vários fatores. A pressão correta varia muito em função do peso do ciclista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer.
O pneu dianteiro pode ser calibrado de 10-20% mais murcho que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das speed e das mountain bikes sem suspensão dianteira.
CONSIDERE NA HORA DE CALIBRAR:
- Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus
- Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a calibragem
- Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência
- Maior pressão significa menos contato com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade
- Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite
- Em terrenos escorregadios (barro, areia, asfalto molhado) um pneu mais murcho terá maior aderência
LEMBRE-SE:
Pneus excessivamente murchos são mais propensos a furos e se desgastam mais, e pneus mais cheios transmitem mais impacto ao ciclista, são mais lisos na chuva, mas em contrapartida tornam a bike mais rápida.
Evite encher seu pneu com bombas manuais elas foram criadas para consertos de emergência. O ideal para calibrar é usar bombas de pé, pois o movimento de vaivém das bombas manuais fazem a válvula balançar e com o tempo vai ocasionar o rompimento na junção da válvula com a câmara. Evite calibrar em postos de gasolina, pois o ar comprimido normalmente está contaminado com água e vai diminuir a vida útil da câmara de ar.
Fonte: Bike Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário