quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manifesto "Dia sem Carro" em Jacareí 

Segue o e-mail que recebi do meu amigo Glauber da Ciclo Marques, á respeito de um acidente com um ciclista aqui da cidade. O irônico da foto acima é que em baixo do cartaz do Manifesto, tem as fotos de vários políticos da cidade, que até agora, ou em seus mandatos nada fizeram aos ciclistas de Jacareí em relação a ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade. Infelizmente em nosso país, quem vai trabalhar de "bicicreta"são os menos favorecidos e esses sempre são esquecidos pelos "caras dos cartazes de baixo".

Nesta quarta-feira 22 de setembro “dia mundial sem carro”, alguns ciclistas de Jacareí, interior de São Paulo não pedalaram, preferiram ao invés de manifestar sua alegria sobre as rodas das bicicletas, colocar uma faixa no final da rua Barão de Jacareí (uma das principais vias da cidade), a fim de chamar a atenção para a necessidade de se discutir a criação de ciclovias e ciclofaixas no município. O local escolhido para fixar a faixa foi palco de mais uma tragédia envolvendo ciclistas, onde na semana anterior (17/09) um ciclista foi atropelado e morto por um caminhão. Tragédias deste tipo têm sido freqüentes em cidades que não se adaptam as realidades do uso da bike  como meio de transporte, fazendo com que a disputa por espaço na via gere muitas vezes o caos. A ironia é que o ciclista ao eleger a bicicleta como meio de transporte além de contribuir para um mundo menos poluído, esta contribuindo de maneira direta para a melhoria e fluidez do transito, e ele mesmo acaba sendo penalizado com fechadas, buzinadas e até com a própria vida. É sensível a todos que o uso da “magrela” tem se difundido cada vez mais devido à mobilidade proporcionada por ela em meio ao caos muitas vezes instalado em horários de pico pela cidade, portanto rever os conceitos e os espaços para o uso da bicicleta deve ser colocado em primeiro plano pelo poder publico, vendo neste fato uma necessidade de muitos, que fazem suas idas e voltas sobre os pedais de suas bikes. Vale recordar que a cerca de um ano, um jovem ciclista com grande futuro chamado Rômulo Rambaldi, falecia em circunstancias muito parecidas com este ultimo caso de sexta 17 de setembro em outro local da cidade. Lembrar de fatos e pessoas deve remeter-nos aos problemas que geram este tipo de fatalidade afim de que outros ciclistas não sejam privados de suas vidas. E é por isso que nos manifestamos mostrando nossa necessidade de um espaço digno e apropriado para o uso da bicicleta.

Escrito por Glauber Marques, ex-ciclista profissional, dirigente do Clube Jacareí de Ciclismo, e empresário do setor de bicicletas.
Contato: (12) 39621945                     email: marquesbike@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário