quinta-feira, 29 de outubro de 2009


De que é feito o seu quadro?




A resposta parece obvia: alumínio, scandium ou carbono.
Mas na hora de você comprar uma nova bike ou, trocar o quadro da magrela, um pouco de conhecimento no assunto pode evitar que você entre numa roubada. Muitas marcas de bikes montam diferentes pacotes de quadros e componentes, que podem te confundir, achando que está comprando uma super bike, mas na verdade pode ser um equipamento com bons componentes e um quadro inferior, ou ao contrário. Segundo uma matéria que eu li do Daniel Aliperte (o dono da Pedal Power de São Paulo e participante da Cape Epic deste ano), o quadro é mais importante que os componentes em si, pelo fato da qualidade de sua geometria e construção.



Um bom quadro, com o tamanho e a geometria corretas, podem te trazer até 20% de aumento de performance, além de conforto. Há uma regra que diz que na dúvida entre um quadro maior ou menor, fique com o menor, pois será mais fácil ajustá-lo acertando as posições da mesa do guidão, do selim, alinhamento dos tacos das sapatilhas, etc.

Mas afinal, do que é feito o seu quadro?

Quadros de Alumínio:

Basicamente, em matéria de construção de quadros, são usadas duas séries de ligas de alumínio: 6XXX e a 7XXX.
Os 6xxx são mesclados com magnésio e silício. Os típicos 6061 ou 6063 de muitos
quadros são feitos neste grupo, basicamente porque se molda facilmente e tem boas
propriedades mecânicas (Quadros Aspect Scott, SUB eTFS Merida, Astro Comet, enfim quadros com preços mais acessíveis).





Exemplo geometria quadro 6061


Os 7xxx são mesclados principalmente com zinco.
Nesta série, os 7005 são os mais usados (Scale Scott, HFS Merida,Astro Centurion,Kinesis KM 310, enfim quadros com o preço intermediário) . Os alumínios desta série têm magníficas propriedades mecânicas,são leves mas não tão fáceis de moldar como os 6xxx.



Exemplo geometria quadro 7005



O 7075, por exemplo, tem uma extraordinária resistência, mas não se utiliza para tubos do quadro, apenas para formas mais simples como guidões e coroas. A resistência à corrosão é no geral pior que outras séries, mas para uma bicicleta não é um fator de grande importância.

Durante a fabricação dos quadros, existe após os quatros dígitos (que significam as
séries) uma letra representada pelo _T_ e mais um número, que significa o tratamento térmico utilizado no processo de fabricação.

No caso das bicicletas, o mais utilizado e mais importante para ser exposto aqui
é o T6 (tratamento no qual as propriedades mecânicas do alumínio melhoram notavelmente).
Habitualmente, as ligas mais utilizadas em quadros de alumínio são as 6061 e
7005, deixando sempre à parte as outras denominações _códigos
usados pelos fabricantes. No estado T6 ambos têm propriedades mecânicas
muito similares, ligeiramente melhores no caso do 7005, especialmente na resistência.
Na realidade, as diferenças são muito pequenas e as ligas que incorporam o escândio
(scandium) são a exceção, pois suas propriedades são significantemente melhores.

E os quadros de Carbono ? Essa já é uma outra história ...

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