domingo, 15 de junho de 2014

Pedal São José dos Campos / Aparecida.

Alguns pedais são épicos para a gente, ou pelo lugar, grau de dificuldade, a companhia, cheiros e pessoas que encontramos pelo caminho.Para mim ,esse pedal teve um pouco de tudo isso.Todos que conheci que fizeram esse pedal, não comentavam nada sobre as paisagens que viam durante o percurso, só focavam na distância e no "sacrifício". Como nunca tinha passado da metade da distância, não conhecia a melhor parte.Mas pedalando por lá dessa vez, descobri que como o pessoal para para almoçar e depois continuam, quando passam pelo "filé" desse pedal em Pindamonhangaba, já estão cansados e loucos para chegar em Aparecida. Para mim não foi tão diferente. Saímos de São José dos Campos as 6:30 h rumo a Aparecida.Foi muito interessante ver a mudança de paisagens durante o pedal, desde os prédios de São José até pedalar ao pé da Serra da Mantiqueira em Pinda.Já em Caçapava, mantivemos um ritmo de 25 km/h, mas a poeira deixada pelos caminhões e carros combinados com a serração, formaram um creme em nossos óculos.As 9:00 h chegamos na metade da viagem, na estrada entre Taubaté e Campos do Jordão, no restaurante Leite na Pista. Lá tomamos um café da manhã reforçado e seguimos adiante.  
Chegando próximo a Tremembé, encontramos vento contra, que nos acompanharia quase todo o tempo até Aparecida.Como essa parte do percurso o terreno é totalmente plano, não tinha como se esconder.
Aí que meu "sacrifício" começou. Para vencer o vento contra com nossas 29", começamos a pedalar pesado, e logo minhas pernas reclamaram e as câimbras apareceram. Então o ritmo, que estava bom, diminuiu.O número de paradas aumentaram, fiz alguns ajustes no selim, até que ficasse mais confortável.
Passamos pelo famoso restaurante Colmeia, em Pinda em torno de 11:30 h, o ponto obrigatório de almoço de quem faz esse pedal. Mas a estratégia do café reforçado deu certo, e seguimos em frente.
À partir daí surgem os primeiros morros em uma estrada asfaltada com vários eucaliptos em volta.
Pra quem estava com câimbras à 20 km, precisei usar as marchas mais leves possíveis.Saindo desta estrada vem a melhor parte, quado você pedala ao pé da Serra da Mantiqueira, passando por um belíssimo rio com leito de pedras. Esse trecho em Pinda é bem isolado, pois são fazendas grandes sem casas menores pelo caminho e sem sinal de celular.Depois voltamos ao terreno plano já em Potim, de onde avistamos ao longe a basílica de Aparecida. Um estrada de terra plana e longa entre pastagens até chegar ao asfalto novamente, onde uma placa do Caminho de Aparecida te avisa que faltam "ainda" 8 km pela frente.
Seguimos pelo asfalto, passando pela ponte sobre o Rio Paraíba, onde  chegamos em Aparecida ás 13:20 h.Tiramos a clássica foto, com as bikes ao alto em frente a Basílica e com sentimento de dever comprido !!!
Alguns erros clássicos foram cometidos, por minha parte, já que meu parceiro de viagem estava bem mais preparado fisicamente.1-Pedalamos em ritmo acelerado,  mas não forte na primeira metade, o que me prejudicou na segunda parte, pois meu parceiro queria voltar pra SJC pedalando !!!.2- Programar paradas para hidratação e suplementação.3- Negligenciar o terreno, como é quase sempre plano, temos a falsa sensação que podemos apertar o passo.4 - O ideal é ir sem pressa, mas mantendo um ritmo.5 - Almoçar no Colmeia é uma boa opção, mas não exagere, pois ainda há um longo caminho, e com subidas pela frente até Aparecida.

















3 comentários:

  1. Obrigado pela dicas!!! Tempos atrás as li e domingo passado fui de SJC para Aparecida em ritmo controlado, velocidade relativamente baixa para não cansar muito e a pesar de não estar bem preparado fisicamente, cheguei muito bem. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sergio, bom dia. Meu nome é Fernando. Vou fazer um pedal para Aparecida dia 8/12. Vou pela estrada do Luso ate Cacapava. Queria dicas de Cacapava para frente. Me falaram que o povo corta o caminho por dentro de fazendas. Obrigado.
    Fernando Vanni
    fvanni66@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Qualquer dica que puderem me pasaar, eu fico agradecido.

    ResponderExcluir