A evolução das rodas: 27,5" x 29".
Pois é, se você, assim como eu está pensando em trocar a sua 26" em um futuro próximo, vale á pena analisar qual formato de roda vale mais á pena, já que novas opções agora não faltam.
As grandes marcas já estão adotando o formato 27,5" como mais uma nova opção.
As rodas 29" sem dúvida em alguns aspectos são superiores as 26", mais ainda temos o problema de peso das bikes, aceleração e desempenho nas subidas.
As 29" ers são mais indicadas para maratonas e estradões, transpõe obstáculos mais facilmente, mas e se você quiser curtir um single track mais técnico ou, um pedal épico na Serra da Mantiqueira por exemplo, como seria ? Tudo bem, existem transmissões próprias para as 29"ers, mas e o peso, e a agilidade da bike, ainda assim ficam comprometidas.
Tive a oportunidade de andar nos dois novos formatos ( 29" e 27,5" no plano, tudo bem...), para o meu perfil de pedal, que é performance, me simpatizei mais com as 27,5", com a relação de 20 velocidades.Um fabricante nacional de rodas de qualidade, já tem disponível rodas roletadas 27,5" e também há suspensões á nível de competição no novo formato.
Encontrei uma matéria que compara tecnicamente o desempenho dos três formatos, o que acaba nos levando a conclusão que todo mundo que investiu nas 29", podem mudar de ideia em um futuro próximo.
Será mais uma jogada de marketing dos fabricantes, ou uma realidade ? Leia a matéria abaixo e tire suas conclusões, mas contra fatos não há argumentos não é verdade ?
Á algum tempo atrás, postei um vídeo que compara as diferenças entre os formatos, feito pelo fabricante americano KHS, no qual as 27,5" ganham, as 26" ficam em segundo e as 29" na lanterna.O teste foi feito em um terreno técnico, um pouco diferente da nossa realidade aqui no Brasil, mas vale como uma referência na hora de comprar o novo equipamento.
A aposta do mercado nas rodas 650b (27,5").
A oferta do formato de rodas 650B (27,5 polegadas) vem crescendo exponencialmente no mercado das bicicletas moutain bike. Fabricantes como a Scott, Jamis e Ibis estão substituindo gradativamente seus modelos aro 26 por modelos equipados com rodas 29 e 27,5, enquanto que a Giant anuncia nada menos que 28 modelos de sua marca com rodas 27,5, deixando apenas dois modelos com rodas 26.
Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes formatos e saiba porque sua atual mountain bike aro 26 pode estar em vias de extinção.
Peso
Se compararmos o peso de bicicletas com diferentes medidas de roda, porém com o mesmo equipamento, comprovaremos que a diferença é substancial. Como é de se esperar, as rodas de 26″ são mais leves. Um pouco mais em relação às 27,5″ e muito mais que as 29er, que pode vir a pesar até 900 gramas a mais, se comparada a uma 27,5″. Cada grama que eliminamos na bicicleta nos ajuda a ir mais rápido.
O peso médio de una roda de 27,5″ (incluindo pneu e câmara de ar) é apenas 5% mais pesado que um modelo 26″ com os mesmos componentes. Porém, esse peso é 12% maior em uma roda 29er. Além disso, o aumento do diâmetro da roda faz crescer o peso na mesma proporção, exponencialmente no caso da 29er, para que se consiga manter uma boa rigidez. Com isto, perde-se aceleração e capacidade de ascensão.
Eficiência
Um maior diâmetro da roda reduz o ângulo de ataque frente aos obstáculos. Isto é uma vantagem. Uma roda 29er passa sobre um obstáculo de 6 centímetros de maneira 14% mais eficiente que uma 26″. Em comparação com a roda 27,5″, esta rende 9,8% melhor que una 26″ sobre o mesmo obstáculo.
Outra forma de analisar o ângulo de ataque é o grau de impacto. novamente, as 29er se saem melhor, porém com uma diferença muito pequena em relação às 27,5″ (somente 2º, em relação aos 6º da 26″).
O benefício mais importante das rodas 27,5″ em relação às 29er é a aceleração. É a sensação de facilidade na hora de aumentar a velocidade quando pedalamos. Isto não é afetado apenas pelo peso estático a ser movido, mas sim pela distribuição do peso na roda. Quanto mais distante o peso está em relação ao centro da roda, mais difícil será a aceleração. Desta forma, uma roda 29er que pese o mesmo e tenha una construção similar a de uma 26″ acelerará muito menos, apesar do peso similar. A chave para a melhora da aceleração está em deixar mais leve os componentes que ocupam as extremidades da roda (aros, nipples, pneus, câmara de ar). Como se vê no próximo gráfico, a 27,5″ é apenas 1,5% mais lenta que uma 26″ na aceleração, enquanto em uma 29er pode ser mais lenta em até 3,6%, comparando-a com uma roda 26″.
Controle
Quanto maior o diâmetro de uma roda, maior a superfície de contato com o solo. E quanto maior a superfície de contato, melhor a tração, o que ajuda a melhorar a aceleração, freagens e passagens por curvas. Como se pode ver no próximo gráfico, a 27,5″ tem uma superfície de contato muito similar a das 29er.
Rigidez
A rigidez do quadro é outro ponto chave diretamente relacionado ao diâmetro da roda. Para abrigar rodas maiores, o quadro deverá ser maior. Um quadro de tamanho médio de 29er com uma construção e geometria similar a um de 26″ ou 27,5″ és menos rígido na área do movimento central e da caixa de direção. Isto é prejudicial na la hora de pedalar e retomada de curvas.
Para finalizar, a geometria também fica condicionada, já que é mais difícil compensar o grande tamanho de uma roda 29er, especialmente nos quadros de tamanho pequeno. A medida que o tamanho do quadro se reduz, a a caixa de direção fica irremediavelmente mais alta em relação ao selim. Em bicicletas com aros 27,5″ e 26″ este problema é muito menor.
Fonte:MountainBikeBrasilia
Fonte: MTBBrasília
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