quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pedais do Carnaval.

Parte 1: Pedal Campos do Jordão / Guaratinguetá (Serra do Gomeral).

Já havia algum tempo que queria fazer esse pedal. Saindo de Campos do Jordão seguindo a estrada do Horto Florestal por aproximadamente 16 km, quase chagando na portaria do Parque já se vê a entrada toda sinalizada, aliás esse caminho é todo sinalizado, pois também há peregrinos do Caminho de Aparecida que andam por aquelas bandas.No começo é só alegria, o caminho do Horto é todo asfaltado com belas paisagens, céu de brigadeiro, as vezes você ouve os cantos dos pássaros,outras um silêncio profundo que faz bem para mente enquanto pedala, deu pra ter uma idéia de como seria esses pedais longos, de vários dias em lugares isolados com aquela brisa suave da Serra da Mantiqueira batendo no rosto. Tive até um contato imediato com uma pequena jaguatirica, que passou na minha frente no meio da estrada.
Mas quando se chega no começo do caminho para Aparecida, para a Serra do Gomeral (divisa Campos com Guaratinguetá) aí começa a brincadeira de verdade.Aproximadamente um quilometro plano (ou quase) e começa a subida de 8 km, isso aí, se sobe para depois descer, tem até um mirante no meio do caminho onde se vê Campos bem longe e a Pedra do Báu. Boa parte da subida tem sombra, a trilha está bem conservada. A segunda etapa, já na parte alta do caminho, no topo da serra é praticamente plana, mas peguei dois atoleiros, com lama cobrindo o pé, o que me forçou carregar a bike por um trecho. Depois do segundo atoleiro o pedal começou a render.É um bom lugar para pensar na vida, não se vê uma alma, vi somente três funcionários do Parque Estadual de Campos do Jordão em mais de meia hora de pedal. A próxima etapa foi a que achei mais técnica, a descida do Gomeral. Você pode pensar, descer é fácil, mas não quando se tem um "rock garden"com pedras grandes e pontiagudas e valetas em quilômetros em uma descida íngreme.  Eu tive que parar para curtir o visual, senão era chão na certa. Carros grandes tinham certa dificuldade para subir. O visual realmente é muito bonito, mas o tempo estava começando á fechar quando cheguei lá. Você se sente pequeno diante a imensidão de serra, que neste ponto é toda recortada e muito alta. De longe se vê cachoeiras despencando de pedras encravadas nas montanhas.
Também se sente o calor da região de Guaratinguetá logo que começa a descer o Gomeral.
Recomendo que esteja com os freios, suspensão, pneus e a fitinha de Nossa Senhora Aparecida em dia.Quando se chega no final dos 15 km de descida (você não leu errado), com o trecho final asfaltado, avista-se as famosas Pedrinhas, um rio raso cheio de pedras estilo corredeiras, entrei de novo em estrada de terra sentido Aparecida. Pela altimetria que tinha estudado, pensei que não teria problemas no último trecho, engano meu, as estradas rurais são praticamente planas, mas com pedras e areia. Devido a uma forte chuva que tinha caído na noite anterior na região, vários pontos neste trecho estavam alagados, parecia aquelas fotos do Cape Epic, com a galera atravessando o rio carregando a bike e claro a companhia constante do calor da região. Pedal altamente recomendado, mas não indicado para principiante, devido a forte subida de 8 km do começo e a descida cheia de pedras do Gomeral. Quase chegando em Guaratinguetá (outra opção para o final do pedal pelo bairro Pedregulho) há um restaurante, o Balaio da Roça.

 Capivari - Campos do Jordão

 Estrada do Horto

 Estrada do Horto

 Estrada do Horto

 Estrada do Horto

 Entrada estrada Gomeral

 Sinalização do Caminho de Aparecida

 Começo da subida de 8 km

 Na subida

 Mirante em Campos do Jordão no "meio da subida"

 Parada no mirante

 Altiplano no topo da Serra

 Sinalização no Topo da Serra

 Depois do atolheiro

 Primeira vista do Gomeral em Guaratinguetá

 Parada para o lanche e para resfriar os freios

 Serra do Gomeral

 Serra do Gomeral com cachoeira

 Serra do Gomeral

 Serra do Gomeral

 Pedrinhas em Guaratinguetá
Chegando em Aparecida


Um comentário:

  1. pegou um dia com visual muito loco na descida.. Parabéns..

    Ainda quero fazer esse pedal pra ir nas cachoeiras.. he he

    Abraços

    ResponderExcluir