Não deixe o inverno atrapalhar seu treino.
O inverno do Brasil dói demais. Parece que nem todos os cobertores de casa poderão nos aquecer. Basta um dia um pouco mais frio para nosso corpo congelar.
Aqui a maioria das casas é desprovida de sistema de calefação para reconfortar nossos ambientes.
Na hora de treinar o "bicho pega". Dá vontade de ficar emaranhado nos cobertores, curtir uma lareira e, lógico, compartilhar um chocolate quente, uma taça de vinho ou um chá em vez de suar e colocar o corpo em movimento.
No entanto, o que muitas pessoas nem imaginam é que existe uma indústria impecável de roupas técnicas que nos permitem praticar qualquer esporte sem sentir frio, na terra, na água ou no ar.
O primeiro passo, portanto, para você enfrentar o frio e manter sua rotina de treino em dia é atualizar seu guarda-roupa com vestuário térmico específico para sua modalidade esportiva.
O algodão, por exemplo, que tem um tato supergostoso para os dias mais frios, quando usado durante a prática esportiva fica molhado e pesado em nosso corpo.
Outra boa dica para ficar aquecido é proteger as extremidades do corpo. Usar luvas, gorros e meias é uma estratégia de suma valia.Nos dias mais secos, característica do inverno paulista, uma caramanhola extra de água é fundamental para evitar rachaduras nos lábios e irritação em suas vias respiratórias. Ou seja, tem que prestar muita atenção na hidratação porque o inverno não induz a ingestão de líquidos e nosso corpo continua com a mesma ou maior necessidade.
Saiba ainda que clima úmido, frio e/ou com ventos nada tem a ver com aumento da incidência de resfriados e gripes que ocorrem no inverno. De acordo com a maioria dos pesquisadores, o clima frio ou ruim simplesmente faz com que as pessoas fiquem em ambientes fechados e nessas situações ocorre um aumento do contato interpessoal, a principal fonte disseminadora do vírus da gripe.
A atividade física moderada pode diminuir o ciclo de seu resfriado. Já a prática esportiva intensa ou o sedentarismo contribuem para agravá-lo. Em contrapartida, se você estiver gripado, um estágio avançado e mais grave que o resfriado onde seu corpo inteiro fica congestionado e indisposto, é importante descansar, dormir e cuidar da saúde antes de voltar às atividades esportivas. A boa ideia em enfrentar o frio é que manteremos nosso condicionamento físico e bom-humor que só a rotina do nosso esporte favorito é capaz de proporcionar ao corpo e à alma.
Vale o alerta de que nos dias mais frios nosso corpo demora mais tempo para aquecer, ficando mais suscetível a distensões e lesões musculares. Por isso comece seu esporte de forma progressiva até o corpo estar preparado e aquecido para receber uma sobrecarga de maior intensidade.
Por fim, assim que terminar seu treino, troque de roupa e agasalhe-se adequadamente, já que nosso sistema imunológico tem uma queda temporária neste período. Portanto proteja-se.
Mantenha sua prática esportiva com sabedoria e tecnologia!
Fonte: Cristina Carvalho é atleta e co-fundadora da assessoria esportiva Projeto Mulher (www.projetomulher.com.br) e do Núcleo Aventura (www.nucleoaventura.com.br)