Hugo Prado Neto se prepara para maratona de provas no Brasil e exterior.
Big Biker #3, Short Track São Silvano, Tour do Rio de Ciclismo, GranRaid e Le Gruyere na Suíça, Big Biker #4, Brasileiro de maratona e Iron Biker Brasil, esses serão os grandes objetivos em 2010 do atleta e diretor da OCE-treine.net Hugo Prado Neto, atleta Specialized desde 2005. E para 2011 o atleta já esta confirmado para o ABSA Cape Epic na África do Sul.
Um pouco da história de Hugo
Comemorando 15 anos de carreira em 2010, o atleta coleciona títulos e resultados expressivos no triathlon, ciclismo e mountain bike tanto no Brasil como no exterior. Sua carreira acadêmica também não fica para trás! O diretor da OCE-treine.net trabalhou durante 10 anos para a conceituada Carmichael Training Systems, empresa com inúmeros campeões mundiais e olímpicos em seu currículo, além, é claro, do hepta campeão do Tour de France Lance Armstrong.
Hugo coleciona inúmeras premiações acadêmicas pela Universidade da Flórida, onde se formou em 2002, considerada uma das melhores universidades do mundo na área de fisiologia do exercício. O treinador é atleta e já rodou o mundo fazendo cursos específicos de treinamento em potência e bike fit, com destaque para o curso com Paul Kochli com seu software de análise de potência Power Coach. São mais de 40 atletas da OCE que treinam com o medidor de potência, treinamento específico em que Hugo é referência no Brasil.
“É uma vida dupla que já dura muito tempo. Competir em nível nacional e mundial já não é fácil e administrar a OCE com tanto atleta sério e dedicado se torna um desafio ainda maior. Quando penso que devo diminuir o ritmo de provas e concentrar na OCE, logo aparece um grande desafio e fico louco para ir. Foi o caso do Tour do Rio, a prova terá equipes internacionais e 5 duros dias de competição. Eu sempre amei o ciclismo e me dei bem em provas de etapa, mas é um esporte que você tem que viajar durante a semana e ficar longe dos negócios. Além disso o mountain bike me fascina também, e o meu quintal (região metropolitana de BH) e extremamente propício para a prática. Depois de tanto tempo longe das provas de etapa será difícil finalizar a prova, mas também vou com o intuito de me preparar para a Grand Raid na Suíça, uma ultramaratona com alto nível de competidores e nível técnico mais alto ainda. Serão 6000m de desnível em um dia nos Alpes suíços!”
Hugo é também sócio do 1º centro de performance do Brasil, direcionado para esportes de resistência em geral, a Giro Sport Center em Belo Horizonte, cotando com profissionais de diversas áreas alem de um bike shop totalmente equipado. “ Somos 4 sócios cada um com um back ground importante para o sucesso do negócio, mas uma coisa nós temos em comum, paixão pelo esporte e vontade de fazer um trabalho diferenciado para levantar o esporte no Brasil” relata Hugo.
Além de atleta e empresário Hugo tem uma carteira de atletas recheada de títulos, inclusive nacionais, são 7 títulos nacionais no triathlon, ciclismo e mountain bike. No mountain bike a OCE-treine.net como assessoria esportiva conquistou praticamente todas as competições importantes no Brasil. A Copa Internacional é uma competição que está na mira dos atletas OCE. O melhor resultado da assessoria foi o 2º lugar com Abrãao Azevedo em 2006 e o próprio Hugo Prado Neto em 5º no mesmo ano.
Umas dessas estrelas da OCE é a carioca Daniela Genovesi que viaja com Hugo para a Suíça para tentar bater as gringas na Le Gruyere Cycling Tour, competição de ciclismo aonde Hugo foi vice campeão em 2007, e que em 2010 retorna à competição. “Brinquei com a Dani que temos que fazer dobradinha em cima dos gringos, entretanto a verdadeira vitória já esta feita, que é a Dani treinar para a prova no rolo, dentro de casa e com a clavícula quebrada.”
O foco principal de Hugo é a Gran Raid na Suíça, onde ele pretende vencer a prova. Mas para isso terá que desbancar atletas de nível mundial como o campeão do ano passado e ciclista profissional Alex Moos do time da BMC. “Eu não conheço o Alex Moos pessoalmente, mas sei que ele é bem parecido comigo porque ele compete em tudo, ciclismo, mountain bike e ultramaratonas e tem resultados expressivos. Ele é um dos atletas mais respeitados na Suíça. Acho que alinhar com atletas assim se torna uma grande motivação para eu ter uma boa performance.”
Para isso Hugo está treinando com medidor de potência, pedais de 5-6hrs em um dia de MTB, e dormindo a 2500m em uma tenda que simula altitude. Serão dois meses nessa tenda até a viagem para a Suíça. Além disso, Hugo está usando um novo equipamento que auxilia no treinamento, mas que ainda não pode ser revelado, pois essa será a grande novidade de treinamento para os atletas em 2011. “Esse segredo vou guardar debaixo da manga um pouco, pois estou estudando e fazendo protocolos de treinos com esse equipamento, assim que tiver estudado o suficiente a gente solta a novidade para todos” relata Hugo.
O atleta não esconde a paixão e certa facilidade para as ultramaratonas. “É mágico, uma jornada. No Cross Country você larga e da tudo do começo ao fim praticamente. Nas ultramaratonas, tudo tem que dar certo, ser friamente calculado, o terreno analisado e a escolha do esforço bem dosada. Acho uma modalidade mais completa” analisa o atleta.
Hugo também está desde já organizando sua participação na Cape Epic 2011, em que pretende ficar, pelo menos, entre as 15 melhores duplas do mundo. “É o Tour de France do MTB, tanto no nível de ciclistas presentes como na organização. É um evento que distribui pontuação HC na UCI, se tornando também importante para ciclistas que pretendem ir para as Olimpíadas. É a corrida mais televisionada no mundo e acho que o Brasil tem que ter uma dupla extremamente forte lá na frente do pelotão. Afinal de contas, o esporte brasileiro é MUITO, mas MUITO mais do que só futebol. Eu sabia que o 1º ano seria de aprendizado e foi. Ano que vem nosso resultado será ainda melhor!”
Hugo embarca dia 11 de Agosto para a Suíça onde passará 1 mês entre suas competições e a clínica de ciclismo que realizara com alguns atletas brasileiros!
Hugo é patrocinado pela OCE-treine.net, Specialized, SRAM, Giro Sport Center e Damatta.
Fonte: Brasil MTB