sexta-feira, 27 de junho de 2014

Carro de Apoio Time Sky Pro Tour.


domingo, 15 de junho de 2014

Pedal São José dos Campos / Aparecida.

Alguns pedais são épicos para a gente, ou pelo lugar, grau de dificuldade, a companhia, cheiros e pessoas que encontramos pelo caminho.Para mim ,esse pedal teve um pouco de tudo isso.Todos que conheci que fizeram esse pedal, não comentavam nada sobre as paisagens que viam durante o percurso, só focavam na distância e no "sacrifício". Como nunca tinha passado da metade da distância, não conhecia a melhor parte.Mas pedalando por lá dessa vez, descobri que como o pessoal para para almoçar e depois continuam, quando passam pelo "filé" desse pedal em Pindamonhangaba, já estão cansados e loucos para chegar em Aparecida. Para mim não foi tão diferente. Saímos de São José dos Campos as 6:30 h rumo a Aparecida.Foi muito interessante ver a mudança de paisagens durante o pedal, desde os prédios de São José até pedalar ao pé da Serra da Mantiqueira em Pinda.Já em Caçapava, mantivemos um ritmo de 25 km/h, mas a poeira deixada pelos caminhões e carros combinados com a serração, formaram um creme em nossos óculos.As 9:00 h chegamos na metade da viagem, na estrada entre Taubaté e Campos do Jordão, no restaurante Leite na Pista. Lá tomamos um café da manhã reforçado e seguimos adiante.  
Chegando próximo a Tremembé, encontramos vento contra, que nos acompanharia quase todo o tempo até Aparecida.Como essa parte do percurso o terreno é totalmente plano, não tinha como se esconder.
Aí que meu "sacrifício" começou. Para vencer o vento contra com nossas 29", começamos a pedalar pesado, e logo minhas pernas reclamaram e as câimbras apareceram. Então o ritmo, que estava bom, diminuiu.O número de paradas aumentaram, fiz alguns ajustes no selim, até que ficasse mais confortável.
Passamos pelo famoso restaurante Colmeia, em Pinda em torno de 11:30 h, o ponto obrigatório de almoço de quem faz esse pedal. Mas a estratégia do café reforçado deu certo, e seguimos em frente.
À partir daí surgem os primeiros morros em uma estrada asfaltada com vários eucaliptos em volta.
Pra quem estava com câimbras à 20 km, precisei usar as marchas mais leves possíveis.Saindo desta estrada vem a melhor parte, quado você pedala ao pé da Serra da Mantiqueira, passando por um belíssimo rio com leito de pedras. Esse trecho em Pinda é bem isolado, pois são fazendas grandes sem casas menores pelo caminho e sem sinal de celular.Depois voltamos ao terreno plano já em Potim, de onde avistamos ao longe a basílica de Aparecida. Um estrada de terra plana e longa entre pastagens até chegar ao asfalto novamente, onde uma placa do Caminho de Aparecida te avisa que faltam "ainda" 8 km pela frente.
Seguimos pelo asfalto, passando pela ponte sobre o Rio Paraíba, onde  chegamos em Aparecida ás 13:20 h.Tiramos a clássica foto, com as bikes ao alto em frente a Basílica e com sentimento de dever comprido !!!
Alguns erros clássicos foram cometidos, por minha parte, já que meu parceiro de viagem estava bem mais preparado fisicamente.1-Pedalamos em ritmo acelerado,  mas não forte na primeira metade, o que me prejudicou na segunda parte, pois meu parceiro queria voltar pra SJC pedalando !!!.2- Programar paradas para hidratação e suplementação.3- Negligenciar o terreno, como é quase sempre plano, temos a falsa sensação que podemos apertar o passo.4 - O ideal é ir sem pressa, mas mantendo um ritmo.5 - Almoçar no Colmeia é uma boa opção, mas não exagere, pois ainda há um longo caminho, e com subidas pela frente até Aparecida.

















sexta-feira, 6 de junho de 2014


Final de Semana Perfeito !!!



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sons de uma boa pedalada.

domingo, 1 de junho de 2014

Pedal no Urba sempre é bom !!!

Às vezes pedalar em grupo não é uma opção e como a idéia é não ficar parado, saí para mais um pedal solo pelas bandas do Urbanova. Embora essas trilhas sejam perto de Jacareí, ninguém daqui se arrisca pedalar por lá. Talvez como medo dos assaltos em São José, talvez pelo isolamento, já que não são estradas rurais e sim trilhas (single tracks) no meio de uma fazenda, no meio do nada.
Mas o espírito Mountain Biker faz a gente se desafiar sempre.E cá pra nós, pedalar em single track é muito mais divertido do que em estradões, embora eu curta mais Maratona do que XC.
Enfim, sempre que convido alguém daqui para pedalar nesse pedaço de São José, ninguém topa !!!
Então vejam o que estão perdendo ...