sábado, 23 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tours no Mont Blanc.

Isso mesmo, você não entendeu errado.São Tours no Mont Blanc, nos alpes franceses.
Um pedal deste nível só foi possível graças ao depto de marketing da Specialized.
Pois é, um vídeo feito para vender bikes, mas com uma apelo bem convincente, 5 dias de All Mountain nos alpes franceses, quem não gostaria de estar lá ?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pedal de Carnaval.

Parte 2: Cachoeiras de Cunha.

Parecia que iria ser fácil, pedal de aproximadamente 40 km, com duas cachoeiras no meio do caminho e um mirante quase no final do pedal. Depois chegaria a estrada de asfalto que vai para Parati-RJ ,voltava ao posto e pronto.Mas não foi bem assim. Deixei o carro num posto de gasolina, com um restaurante simples, mas com boa comida que conferi no final do pedal, segui pela estrada asfaltada sentido Parati e entrei na cidade pelo primeiro acesso.Chegando na estrada que vai para as cachoeiras (segue-se sentido Campos Novos de Cunha, mas é antes do começo da estrada, está sinalizado), há várias placas com a quilometragem das cachoeiras, pousadas, restaurantes e totens da Estrada Real. O começo do caminho, já disse á que veio, uma subida de asfalto curta, mas puxada, que depois se transformava em uma descida de terra com uma vista de um vale show de bola.Daí em diante o padrão do relevo era de subidas e descidas, cheias de pedras e com valetas rasas por causa das chuvas, mas com paisagem que valem a pena. Por vezes você se encontra em vales sem vento, aí a coisa esquenta, mas quando chega nos topos dos morros, tinha uma brisa que aliviava bem o calor.
De repente chego na entrada da primeira cachoeira, a do Desterro, que é uma subida com inclinação média, toda calçada com bloquetes de concreto. No fim da subida tem um downhill forte que te leva a uma porteira de livre acesso. A cachoeira tem uma queda alta, que forma uma piscina, para minha sorte, não tinha ninguém, mas com a água barrenta por causa das chuvas, não me arrisquei. Mas fazer um lanchinho naquele lugar foi muito bom !!! Saindo da cachoeira, lembra do downhill ... então subir ele dá um pouco de trabalho rs,rs... mas vale à pena.Segui à caminho da Cachoeira dos Pimentas, que é bem maior que a primeira, chama a atenção. Você da estrada de terra vê duas quedas, a segunda é um tipo de barragem,seguindo a estrada você margeia o rio que forma essa cachoeira.Beleza, depois dos banhos de cachoeira, a coisa fica mais séria, há uma sequência de subidas, especialmente uma longa, que faz o pedal não render nada, mas no final você chega no mirante. Tem-se uma vista de um vale lindo, com a Serra da Mantiqueira bem ao fundo e a Serra da Bocaína á sua direita, está a uns 1300 m de altitude.Depois mais sobe desce, parecia que o pedal não ia acabar nunca, por causa do relevo e do calor, mas por fim no topo de um morrinho vi o tal almejado asfalto.Nessa estrada ( Cunha-Parati asfalto) tem-se belas paisagens e downhills muito legais, mas quase no final, já próximo a cidade há uma subida que testa a sua perseverança. Pedal nota dez !!! Mas esteja preparado !!! 


 Á caminho de Cunha

 Início do Pedal, todo sinalizado

 Totem da Estrada Real

 A primeira vista do pedal.
 Belas paisagens durante o pedal

 Acesso a Cachoeira do Desterro

 Cachoeira do Desterro

 Cachoeira do Desterro

 Cachoeira do Desterro

 Picnic

 Cachoeira dos Pimentas

 Cachoeira dos Pimentas

 Mirante a 1300m

 Serras da Mantiqueira e Bocaína ao fundo

 Muitos rios no caminho

Repondo as energias.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pedais do Carnaval.

Parte 1: Pedal Campos do Jordão / Guaratinguetá (Serra do Gomeral).

Já havia algum tempo que queria fazer esse pedal. Saindo de Campos do Jordão seguindo a estrada do Horto Florestal por aproximadamente 16 km, quase chagando na portaria do Parque já se vê a entrada toda sinalizada, aliás esse caminho é todo sinalizado, pois também há peregrinos do Caminho de Aparecida que andam por aquelas bandas.No começo é só alegria, o caminho do Horto é todo asfaltado com belas paisagens, céu de brigadeiro, as vezes você ouve os cantos dos pássaros,outras um silêncio profundo que faz bem para mente enquanto pedala, deu pra ter uma idéia de como seria esses pedais longos, de vários dias em lugares isolados com aquela brisa suave da Serra da Mantiqueira batendo no rosto. Tive até um contato imediato com uma pequena jaguatirica, que passou na minha frente no meio da estrada.
Mas quando se chega no começo do caminho para Aparecida, para a Serra do Gomeral (divisa Campos com Guaratinguetá) aí começa a brincadeira de verdade.Aproximadamente um quilometro plano (ou quase) e começa a subida de 8 km, isso aí, se sobe para depois descer, tem até um mirante no meio do caminho onde se vê Campos bem longe e a Pedra do Báu. Boa parte da subida tem sombra, a trilha está bem conservada. A segunda etapa, já na parte alta do caminho, no topo da serra é praticamente plana, mas peguei dois atoleiros, com lama cobrindo o pé, o que me forçou carregar a bike por um trecho. Depois do segundo atoleiro o pedal começou a render.É um bom lugar para pensar na vida, não se vê uma alma, vi somente três funcionários do Parque Estadual de Campos do Jordão em mais de meia hora de pedal. A próxima etapa foi a que achei mais técnica, a descida do Gomeral. Você pode pensar, descer é fácil, mas não quando se tem um "rock garden"com pedras grandes e pontiagudas e valetas em quilômetros em uma descida íngreme.  Eu tive que parar para curtir o visual, senão era chão na certa. Carros grandes tinham certa dificuldade para subir. O visual realmente é muito bonito, mas o tempo estava começando á fechar quando cheguei lá. Você se sente pequeno diante a imensidão de serra, que neste ponto é toda recortada e muito alta. De longe se vê cachoeiras despencando de pedras encravadas nas montanhas.
Também se sente o calor da região de Guaratinguetá logo que começa a descer o Gomeral.
Recomendo que esteja com os freios, suspensão, pneus e a fitinha de Nossa Senhora Aparecida em dia.Quando se chega no final dos 15 km de descida (você não leu errado), com o trecho final asfaltado, avista-se as famosas Pedrinhas, um rio raso cheio de pedras estilo corredeiras, entrei de novo em estrada de terra sentido Aparecida. Pela altimetria que tinha estudado, pensei que não teria problemas no último trecho, engano meu, as estradas rurais são praticamente planas, mas com pedras e areia. Devido a uma forte chuva que tinha caído na noite anterior na região, vários pontos neste trecho estavam alagados, parecia aquelas fotos do Cape Epic, com a galera atravessando o rio carregando a bike e claro a companhia constante do calor da região. Pedal altamente recomendado, mas não indicado para principiante, devido a forte subida de 8 km do começo e a descida cheia de pedras do Gomeral. Quase chegando em Guaratinguetá (outra opção para o final do pedal pelo bairro Pedregulho) há um restaurante, o Balaio da Roça.

 Capivari - Campos do Jordão

 Estrada do Horto

 Estrada do Horto

 Estrada do Horto

 Estrada do Horto

 Entrada estrada Gomeral

 Sinalização do Caminho de Aparecida

 Começo da subida de 8 km

 Na subida

 Mirante em Campos do Jordão no "meio da subida"

 Parada no mirante

 Altiplano no topo da Serra

 Sinalização no Topo da Serra

 Depois do atolheiro

 Primeira vista do Gomeral em Guaratinguetá

 Parada para o lanche e para resfriar os freios

 Serra do Gomeral

 Serra do Gomeral com cachoeira

 Serra do Gomeral

 Serra do Gomeral

 Pedrinhas em Guaratinguetá
Chegando em Aparecida


domingo, 10 de fevereiro de 2013

Santa Cruz Factory Tour.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Leve seu cão para passear.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Corridas de Arrancada de MTB podem virar esporte olímpico.

Essa é a proposta que a UCI fez ao Comitê olímpico, que as corridas estilo “Sprint Eliminator” virem uma modalidade olímpica.
Sprint
 Esse tipo de corrida atrai muito publico e tem uma organização extremamente simples e o evento tem uma rápida duração.
As corridas geralmente são feitas em percursos curtos com aproximadamente 500 metros, onde quatro ciclistas disputam duas vagas para a próxima bateria. Os ciclistas vão se eliminando até chegarem na final, também com quatro ciclistas na disputa pelo título.
Essas corridas dominaram várias competições de MTB pelo mundo. Inclusive etapas de Sprint Eliminator aconteceram antes das etapas da Copa do Mundo de MTB em 2012 e também na Copa Internacional de MTB aqui no Brasil.
Inclusive a organização da CIMTB de 2013 mudou as regras para a competição e a partir de agora os atletas de elite que quiserem vencer a competição terão que se sair bem no Eliminator, que vai valer muito mais pontos do que no ano passado.
O COI disse que gosta da ideia pelo fato de ser uma competição moderna e que acrescentaria atratividade para as competições de ciclismo nas olimpíadas!

Fonte: Pra quem pedala.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tour de Guararema.
Está aí um lugar que não me canso de ir, Guararema. Cidadezinha bem cuidada, com belas paisagens,cachoeiras, rio e ótimos lugares para pedalar. Sempre vou de MTB, indo pelo clássico caminho do Bom Jesus ou pela VCP (agora Fíbria). Tem o simpático bairro da Freguesia da Escada, que parece uma cidadezinha do Sul de Minas, o bairro Cerejeira, que dá acesso a estrada que liga Guararema á Rod. Dutra e tem boas subidas para treinar.
Por Santa Branca também se chega lá por dois caminhos. Hoje fui de speed, para treinar volume, foram 88km até o Parque da Pedra Montada. Fomos pela Carvalho Pinto, depois a estrada Jacareí/ Mogi das Cruzes. O clima estava ótimo neste sábado de manhã. Dica: depois de chegar, vá ao Pau d'Alho, na entrada da cidade, onde há quiosques na beira do Rio Paraíba e um acesso para ilhas no meio do rio.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mountain Bike Brasília.
Não só de boas bandas de Rock ( Legião Urbana e Capital Inicial ) e de sacanagem na política vive Brasília. Lá também tem MTB de primeira qualidade, confira o vídeo (todo filmado com Go Pro Hero 2) do Pra quem Pedala, que são mais focados em speed, mas dão umas voltas de MTB de vez enquanto, mas confesso, esse pedal dos caras me deixou com as canelas coçando ...